Componentes substituíveis do motor

Os componentes substituíveis do motor deverão ser revisados e observados conforme sua durabilidade técnica para que não ocasionem retificação prematura do motor, a exemplo de correias, válvula termostática, radiador d’água; velas de ignição; cabos de vela; bicos injetores (ou carburadores); bomba de combustível; bomba d’água com barulho, vazamento ou desgaste conseqüente de corrosão ou rolamento danificado; etc.
  • 1 -
    Ao se constatar a necessidade de retífica do motor, o serviço deverá ser executado o mais rápido possível, para que evite maiores aborrecimentos e gastos desnecessários visto que, quando o motor trava ou funde literalmente, podem ser danificadas peças vitais, que não mais serão passivas de retífica, como quebra de bielas, blocos, etc; obrigando sua substituição.
  • 2 -
    Óleo do Motor - Uma das principais causas da necessidade de retífica prematura em razão do descuido no controle do nível e troca no tempo correto. A troca do óleo deve obedecer a critério rígido, devendo ser substituído no tempo correto conforme sua especificação. O nível deve ser verificado constantemente e analisar se não existe vazamentos de óleo no motor. IMPORTANTE: Quando não atingir a quilometragem para troca do óleo no período máximo de 06 (seis) meses, faça sua substituição.
  • 3 -
    Não deixe de efetuar a troca mesmo que esteja limpo ou tenha sido completado recentemente; trocar assim que atingir a quilometragem estabelecida. Evite usar marcas diferenciadas, quando efetuar a troca do óleo dê preferência por manter a marca escolhida; caso deseje mudar de marca mantenha a nova marca nas próximas trocas; óleos possuem aditivos diferentes que reagem entre si, assim como aditivação dos combustíveis.
  • 4 -
    Tranco no motor - Prática indevida que pode provocar empeno das bielas, implodir cilindros, pistões, quebra do virabrequim e outros danos.
  • 5 -
    Radiador de água ou reservatório de água - Medir semanalmente o nível d’água do reservatório ou radiador, jamais efetuando com os compartimentos quentes, os quais estarão com pressão e água em alta temperatura podendo provocar queimaduras. No caso de viagem, efetuar a verificação nas paradas para abastecimento. A necessidade constante de completar nível da água indica que existe vazamento através de mangueiras; selos d’água; bomba d’água com defeito; indício de junta do cabeçote com problema ou cabeçote com corrosão estando a água sendo eliminada pelo escapamento. Deve ser avaliado e corrigido para que volte ao normal. Um pequeno problema desta natureza pode gerar danos ao motor encurtando sua vida útil ou levando à necessidade de retífica. O radiador e a bomba d’água, tem total função de resfriamento da água . O radiador deve estar sempre limpo e sem vazamentos e a bomba d’água em perfeito estado para que cumpram suas funções preservando a vida útil do motor.
  • 6 -
    Filtro de ar - Deve ser observado constantemente e substituído quando danificado. O filtro em más condições impede a entrada de ar puro permitindo a penetração de impurezas que funcionam como abrasivos e danificam os componentes do motor além de provocar mistura rica “Ar / Combustível” provocando excesso o qual gera alto consumo de combustível e provoca desgaste prematuro dos cilindros. Lembre-se que mangueiras de ar danificadas ou soltas também provocam a entrada de ar contaminado gerando os mesmos problemas provocados por filtros danificados.
  • Fonte: Retificaideal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motor retificado: qual óleo usar?

História do Idea

Motor retificado: como amaciar?