Como verificar se a retífica foi bem feita?
A primeira coisa a se observar é verificar o estado geral do motor. O bloco deverá estar seco, sem que haja a presença de vazamento de óleo ou água em suas juntas e/ou conexões.
O dono deverá ligar o motor para verificar se ele funciona normalmente em todas as suas faixas de rotação. Não pode haver falhas nem trancos. Ruídos e barulhos estranhos oriundos do motor já não é um bom sinal.
Quando o motor está frio, observe se há fumaça saindo pelo escapamento do motor.
Caso saia uma fumaça branca, pode ser que alguma parte do cabeçote ou bloco possa estar possibilitando a entrada de água no motor.
Caso essa fumaça seja preta, há uma queima em excesso de óleo. Isso pode ser provocado por um mau ajuste nos anéis do pistão ou um vazamento dos retentores de válvulas.
É aconselhável verificar o consumo de óleo do motor. Você deverá medir o nível do mesmo e rodar por 1000 km com o veículo. Depois disso, repita o processo para medição. O nível do óleo não poderá ser muito baixo, sempre, é claro, conferindo o que é aceitável no manual do carro.
Fonte: revista.socarrao.com.br
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